Notícias
Notícia:

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inova Pró-Educação FMUSP

Um modelo-conceito que pode ser utilizado em todas as universidades brasileiras

A Diretoria e a Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina da USP, com o apoio da Disciplina de Telemedicina e da área de Inovação e Tecnologia da Informação da FMUSP, planejaram um conjunto de ações que compõem o "Inova Pró-Educação FMUSP". O programa engloba desde a modernização de estruturas físicas para garantir conectividade e funcionalidade tecnológica durante as aulas até a consolidação de novos modelos de aprendizagem, baseados em Teleducação Interativa. As principais ações são:

* Anfiteatros Conectados e Interativos: as tradicionais "salas de aula" dos graduandos são os anfiteatros. Eles terão infraestrutura para conexão WiFi de alta performance e transmissão online das aulas, permitindo que os alunos tenham acesso a elas de qualquer lugar da faculdade, através de tecnologias móveis como tablets e smarphones, com possibilidade de interatividade com professores e alunos e de transmissão online pela Rede de Educação e Pesquisa (EPesq) do complexo FMUSP/ HC, oferecendo, desta forma, a possibilidade de aprendizado integrado dos assuntos.

* Plataformas Educacionais: os alunos podem aprender com as plataformas educacionais baseadas na web/internet, que utilizam conteúdos digitais em multimídia. As Plataformas FMUSP são constituídas pelos sistemas SisLau-Wiki (plataforma para aprendizado colaborativo), eCursos (basedo em plataforma Moodle para cursos estruturados) e Ambulatório Digital (para promover o aprendizado baseado na abordagem clínica e segunda opinião a distância, mantendo contato com a realidade das unidades de saúde que trabalham com Atenção Básica à Saúde).

* Centro de Produção Digital (CPDgi): Estúdios para produção e edição de vídeos com objetivos educacionais (unidades de conhecimento), nos quais trabalha uma equipe de comunicação especializada em educação em saúde (Design de Comunicação Educacional). O CPDgi utiliza, em suas diversas categorias de vídeos, as imagens do Projeto Homem Virtual, sequências dinâmicas em computação gráfica tridimensional que explicam visualmente, de forma simples e rápida, a anatomia e os processos fisiopatológicos do corpo humano.

* Canal Saúde/IPTV USP: O Projeto IPTV USP (www.iptv.usp.br) está à disposição da comunidade para divulgação de informações educacionais, científicas e culturais produzidas na Universidade de São Paulo. Entre os canais oferecidos, está o Canal Saúde, coordenado pela FMUSP/Disciplina de Telemedicina, que oferece uma comunicação agradável e objetiva para educação e promoção de saúde nas comunidades.

* Pró-Inovalab: a FMUSP participa de dois projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, por meio do Programa Pró-Inovalab (Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação). O LabDac (Laboratório Digital de Aprendizado Clínico-Prático) refere-se à estruturação de Ambulatórios Digitais para formação dos alunos em teleassistência, através da Segunda Opinião Formativa e do Telediagnóstico. Já o LAAIC (Laboratório de Aprendizagem de Anatomia Integrada à Clínica) visa modernizar o ensino da anatomia humana, utilizando como recursos a videoconferência, as autópsias, a Segunda Opinião Formativa e a Biblioteca Digital da FMUSP.

* Biblioteca Interativa e Observatório de Produção Intelectual da FMUSP: a Biblioteca Interativa oferece, dentro da Biblioteca da FMUSP, ambientes agradáveis e funcionais para estudo por meio de Tecnologias Educacionais Interativas. Entre as inovações estão o acesso à rede WiFi de alta performance, Smart TVs Led de 60 polegadas, computadores All-in-One, Tablets e Ultrabooks para empréstimo aos alunos enquanto estão na biblioteca. O Observatório de Produção Intelectual (OPI) é uma Biblioteca Digital que disponibiliza as produções intelectuais em saúde das instituições, devidamente indexadas.

Saiba Mais:
www.fm.usp.br/ www.projetohomemvirtual.org.br

Envie esta notícia para um amigo
Seu Nome:
Seu e-mail:

Informações do destinatário
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Mensagem:
Ambiente Educacional de Aprendizagem provido pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo